O vereador Rafael Volpato (PSDB), que foi eleito como representante da juventude no Poder Legislativo quer que o município tenha uma Secretaria Municipal da Juventude. O vereador diz que considerando os problemas característicos que costumam atingir a juventude, tais como altos índices de desemprego, falta de escolaridade e qualificações profissionais, gravidez na adolescência, e consumo de drogas, são motivos que desvia para o crime e marginalidade social.
“Consciente da necessidade de se dotar às estruturas administrativas de governo com instrumentos que abordem de maneira específica as questões ligadas à população jovem, proponho a criação da (SMJ) Secretaria Municipal da Juventude do Município de Naviraí, um órgão com os objetivos de debater, projetar e executar políticas públicas específicas para esse importante segmento da sociedade”. Disse o vereador Rafael.
Segundo o vereador, caberá a SMJ, através de ações positivas e coligadas às demais Secretarias Municipais, dar condições para que os jovens entre 16 e 25 anos, que estão na sua melhor fase criativa de pensamento e de trabalho, possam qualificar-se e se potencializar, para contribuir ativamente com o desenvolvimento da cidade e do seu próprio futuro.
A proposição do vereador foi apresentada através de uma indicação na última sessão da Câmara Municipal de Naviraí e que foi endereçada à Prefeita Rhaiza Rejane Neme de Matos, com providências para o Senhor Fernando Ortega, Gerente Geral Executivo, indicando a criação da Secretaria Municipal da Juventude no Município.