Os Vereadores Onevan Batista do Amaral (Podemos) e Luiz Carlos Garcia (MDB) apresentaram recentemente um Projeto de Lei de nº 38 de 16 de abril de 2021, que em suma Revoga parcialmente a autorização concedida pela Lei nº 1.999, de 25 de maio de 2016, para transformação de ruas em mão única e dá outras providências.
Segundo os vereadores autores, a mudança atual de ruas em mão única foi sem consultar os moradores e comerciantes das ruas modificadas. O Projeto dos vereadores Onevanzinho e Luiz Carlos (Bolacha), diz que as ruas com mudanças antigas permaneçam como está, mas as que foram transformadas recentemente que seja revogada a mudança voltando a ser como era, pois os reclames são constantes dos moradores e comerciantes. Exemplo da Rua Finlândia, cujo fluxo de mão dupla fica restabelecido em toda a sua extensão, cabendo à Gerência Municipal de Trânsito promover as devidas readequações no prazo de 30 dias.
Os vereadores autores do Projeto justificam que várias destas ruas que foram modificadas nos últimos anos, algumas alterações foram positivas. Porém, em relação às mudanças mais recentes, foram executadas em curto espaço de tempo, forçando os moradores e comerciantes a mudarem muito sua rotina de tráfego veicular no centro, sem que pudessem, realmente, opinar em audiências públicas previstas na referida lei.
As alterações já efetuadas devem ser preservadas na sua maioria. No entanto, é necessário que futuras mudanças de tráfego passem por nova discussão e aprovação do Legislativo. Quanto à transformação da Rua Finlândia em mão única, foi ampla a sua desaprovação, sendo que os moradores e comerciantes diretamente afetados expressaram o desejo de que ela retorne ao fluxo de mão dupla.