Foi aprovado na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Naviraí no dia 27 de abril de 2021, o Projeto de Lei de autoria dos vereadores Ederson Dutra (Neninha-PSDB), Presidente do Poder Legislativo e André Ricardo Biscaro (Ricck-PMN), primeiro Secretário da Mesa Diretora, com anuência dos demais vereadores, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar prestação de serviço social nas unidades de saúde e hospitais, no Município de Naviraí, que poderão estabelecer canal de atendimento virtual aos familiares ou responsáveis por pacientes em tratamento médico-hospitalar que exija isolamento ou suspensão das comunicações externas.
No referido projeto diz que o isolamento do paciente, o serviço social hospitalar poderá comunicar o estado de saúde, eventuais intercorrências, agravamentos e melhorias, bem como estabilização, ou ainda, a depender do caso, convocar o familiar ou responsável a comparecer pessoalmente na unidade de saúde para atendimento presencial a despeito de informações do paciente internado, prezando pela humanização do atendimento.
A proposta dos edis Neninha e Ricck objetiva viabilizar a prestação efetiva do serviço social hospitalar, especialmente quando o paciente se encontra em isolamento, impossibilitado de estar acompanhado de seus familiares. A medida visa diminuir a angústia, o sofrimento e os medos daqueles que esperam por informações a respeito do estado de saúde de seus familiares. Segundo os vereadores, trata-se de projeto extremante importante para a população. Pois a falta de informação, a sensação de desamparo e o sofrimento têm sido sentimentos comuns de familiares e pacientes que enfrentam o Coronavírus no Município de Naviraí.
Neninha e Ricck destacam que a proposta é simples, estabelecida através de canal de comunicação virtual, trazendo toda a comodidade e segurança do isolamento social proposto pela Organização Mundial da Saúde - OMS.