Os vereadores Ederson Dutra, presidente do Poder Legislativo e André Ricardo Biscaro (RICCK) Primeiro Secretário disseram que são contra a volta das aulas presencias no município. Segundo eles a incidência de casos da doença a Covid-19 ainda é constante e com isso os professores não querem correr o risco de contaminação e os pais de alunos não se sentem seguros em estar mandando seus filhos para a escola.
Nesse sentido os vereadores Neninha e Ricck solicitaram via requerimento que seja apresentado o plano detalhado sobre como os professores trabalharão com segurança, devido ao risco extremo de contágio para o vírus da covid-19. Os vereadores requerentes em suas justificativas enfatizam, “Fizemos este requerimento, para atender as prerrogativas do mandato parlamentar que é de prestar esclarecimentos à população”. Os parlamentares de uma forma geral estão muito preocupados com o número alarmante de casos da doença que vem a cada dia aumentando na cidade.
A prefeita Rhaiza Matos assinou ontem (25-02) o Decreto nº 45 suspendendo por 60 dias as aulas presenciais das 18 escolas da rede municipal de ensino, sendo 16 situadas na zona urbana e duas na zona rural de Naviraí.
A decisão do Executivo Municipal é justificada pelo exponencial aumento de casos da COVID-19. “O momento é complexo e exige um esforço conjunto da gestão. Adotamos mais esta medida para que nossos alunos não sejam contaminados no ambiente escolar. Quem já enfrentou a doença ou tem alguém da família com o coronavírus sabe da importância desta medida preventiva”, explica Rhaiza Matos.
De acordo com o decreto, para o atendimento dos 7.500 alunos matriculados nas escolas do Município, a Gerência Municipal de Educação poderá utilizar métodos complementares com atividades de regime domiciliar, para que não haja prejuízo na continuidade do Ensino Público Municipal e, sobretudo, no calendário escolar.
Os vereadores argumentam que é preciso que a população colabore com a situação, obedecendo o que determina o decreto do executivo. Cidadãos e autoridades precisam caminhar juntos nessa difícil tarefa de conter o avanço da doença e acima de tudo salvar vidas. O uso da máscara e a manutenção do distanciamento social é primordial nesse momento de turbulência em que atravessa a cidade, país e mundo.